segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Santa Catarina dos Alagados

Santa Catarina está debaixo d'água e alguns de meus parentes sofrem com os efeitos da chuva que não dá trégua no meu estado natal.

Minha cunhada Adilene está ilhada entre Barra Velha e Piçarras e não consegue retornar para Floripa. Vindo de Jaraguá do Sul topou com uma barreira monstro em Piçarras, no litoral Norte. Tentou retornar para casa de minha sobra, em Jaraguá, mas foi impedida por outra queda de barreira, desta vez em Barra Velha. Passou a noite de domingo para segunda-feira em um posto de combustíveis, onde se aglomeravam milhares de viajantes. A água acabou em poucas horas e a comida também rareou. Sorte que carregava na mala uma "cuca" da mamãe alemoa e dois potes de feijão. Hoje conseguiu, pelo menos, chegar até Penha, por um desvio, onde se alojou em uma pousada. A previsão para liberação da BR-101 é de cinco dias.

Meus pais tiveram mais sorte. Estavam em Águas Mornas, no sítio, e conseguiram uma brecha para sair de lá no domingo, após a liberação de uma barreira. Foi só passarem que caíram mais algumas. Hoje, uma cratera levou parte da pista da BR-282. Contaram com ajuda do destino e já estão a salvo em Floripa.

Deixo aqui minha solidarieda às famílias dos (até gora) 47 mortos, 12.484 pessoas que precisaram ir para abrigos e 7.357 desalojados, totalizando 19.841 pessoas que tiveram de sair de casa.

Aqui em Brasília os parlamentares se movimentam para ampliar a ajuda do governo federal para o estado. É hora de deixar as diferenças de lado e somar esforçar para socorrer as vítimas desse tragédia.

Lanço aqui uma idéia: Que tal lançar um pedágio solidário, nessa época que se aproxima a temporada, para pedir aos turistas uma ajuda para as vítimas desse desastre natural. Acho que uma campanha dessas seria muito bem recebida pelo pessoal que curte nosso belo litoral. Ao voltar para casa, depois de curtirem merecidas férias, poderão levar na bagagem a certeza de que ajudaram a reerguer a vida de muitas das famílias que os acolhem todo ano.
Foto: Tatyana Azevedo do Clic RBS.

Nenhum comentário: