segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Na política é da cintura para baixo


Passadas as eleições municipais entra na avenida, com toda a força, a disputa pela Presidência em 2010. Nessa briga não há regras e a maior parte dos golpes é da cintura para baixo. Não há trégua nem mesmo dentro dos partidos, onde a rinha é forte, podendo provocar baixas a todo o instante.

A mídia começa a colaborar para o acirramento dos ânimos, divulgando balões de ensaio de ambos os lados do ringue. É fase de soltar teses para "ver se cola" e medir a reação dos adversários.

Há menos de um mês do término da eleição municipal, o noticário político ferve a chaleira de 2010. Lula lançou oficialmente a ministra Dilma como sua sucessora. O anúncio foi feito na Itália, país onde agora, após conquistar a dupla cidadania, a primeira-dama "Galega" é cidadã. De dentro do PT, o cassado Zé Dirceu, pai do mensalão, trabalha contra a mãe do PAC, com ajuda do justiceiro ministro Tarso Genro.

No ninho tucano, José Serra e Aécio Neves se apressaram em confirmar suas pré-candidaturas e começaram a estocar o governo federal. Do PPS, a mídia já fala que se juntará aos tucanos, formando um só partido. A legenda, no entanto, confirma apenas o apoio a um candidato a presidente do PSDB.

O PSB e o PDT também ensaiam um casamento e insistem no lançamento de um terceiro candidato, provavelmente Ciro Gomes. Mas dentro desse grupo há divergência. Caso do deputado Miro Teixeira, líder do PDT na Câmara, que quer construir uma nova sigla que bem que poderia se chamar PBG (Partido do Balaio de Gato), pois pretende unir parlamentares do DEM, PSDB, PMDB, PV, PPS, PP e PDT.

Do PMDB, pode-se adiantar que, apesar de insistir na balela de candidato próprio a presidência, será mais uma vez governo.

Em outra frente, o Congresso trabalha para esculhambar ainda mais o quadro, abrindo uma janela para o troca-troca partidário. A idéia é permitir que em setembro de 2009, pouco mais de um ano antes das eleições presidenciais, os políticos fisiologistas possam pular para o barco do candidato que estiver na frente das pesquisas.

No meio de tudo, a crise econômica. Só falta aparecer um doido que queira acabar com toda essa guerra com um tiro só.

2009 e 2010 serão anos muito divertidos.

2 comentários:

Frank Maia disse...

ô, coloca a minha charge pra ilustrar esse post. Tá na mesma onda. Add teu blog lá no xinelão. Demorei...

Botelho disse...

Se tá autorizado, então vamos lá.