terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Falando em China...

Tinha acabado de postar o textinho sobre os planos da China para as Olímpiadas, coisa amena, quando chega aqui na minha sala o Armando Costa Rocha, correspondente do jornal russo Pravda no Brasil. É um senhor de 78 anos, que já viajou o mundo todo, cobriu conflitos e guerras e editou alguns livros. De cara, me perguntou:

_ Tu sabes o que a China e a Rússia estão se preparando?

Balancei a cabeça e perguntei:

_ Se preparando para quê?

_ Para uma invasão do Ocidente.

Achei uma coisa meio absurda, mas ele completou:

_ Estive na Rússia ano passado e presenciei uma manobra militar conjunta dos dois países, na fronteira com os países da União Européia. Isso não saiu em nenhum país ocidental, mas aconteceu. É o pacto de Xangai. Um protege o outro e, por consequência, seus aliados.

E o Armando continua:

_ Funciona assim desde que os americanos invadiram o Iraque e o Afaguenistão: Vez por outra Rússia e China acionam seus aliados para fazer barulho. Uma hora é o Iran, na outra a Coréia do Norte e até o Chávez faz parte do esquema, é uma peça do tabuleiro. Os americanos ficam louquinhos, pois tentam segurar um e o outro grita.

Aí foi me falando do Exército da China, dos 100 milhões de homens, de como eles tomariam rapidinho a Europa Ocidental. Descreveu os atuais tanques russos, xingou o Bush e seu capitalismo sanguinário, chamou os países da União Européia de repúblicas de bananas. Para finalizar, disse que o Lula era um ex-agente da CIA e que só foi eleito com a ajuda do Bush. Caracterizou o petista da seguinte maneira:

_ Lula é o pior presidente que poderíamos ter, pois pobre quando vira rico não quer mais saber de miserável. Isso lembra o seu passado e, então, ele passa a ter ódio de pobre. Não é a toa que seu governo trabalha para os ricos e para os bancos.

Antes de sair da minha sala aqui no Congresso, Armando sacou da bolsa o livro "As verdades nunca ditas sobre Kosovo", de sua autoria.

Colocou na minha mão e me pediu para "socializar" 10 reais.

Nenhum comentário: