terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Tucanos driblam a estrela

A estratégia colocada na rua pelo PSDB de realizar prévias para a escolha de seu candidato a presidência pode representar um duro golpe no PT.

É que, se confirmada, a disputa interna entre os governadores Aécio Neves e José Serra dará ampla visibilidade nacional para os dois tucanos. Evento desse tipo, inédito no Brasil, certamente terá ampla cobertura da mídia.

Como nós costumamos importar muita coisa dos Estados, de lixo até algo que preste, creio que a população também se interessará pela disputa. Longe de fraturar internamente o ninho tucano, as prévias podem fortalecer o candidato do partido e a legenda como um todo.

Lá no lado de cima do mapa, a competição acirrada entre Obama e Hilary Clinton mobilizou eleitores de todo o país e deu no que deu: Os democratas levaram a eleição nos EUA.

Claro que nosso sistema eleitoral é muito diferente, mas uma iniciativa desse típo é, no mínimo, instigante.

Enquanto isso o PT continua a abusar da exposição de Lula esquecendo que ele não será o candidato. Se bobear, mesmo com a máquina na mão, o PT largará na última fila da sucessão.

E não adianta confiar no PMDB. Essa semana mesmo o presidente do partido convidou Aécio Neves para ser o candidato da legenda a presidente. O governador agradeceu, mas dispensou o convite.

No mínimo, o ato dos peemedebistas já aponta claramente para uma direção: eles não estão dispostos a apoiar a candidatura da ministra Dilma Roussef. Se não aparecer outro candidato, o PT pode dar tchau para o PMDB.

Em outra frente, Ciro Gomes, do PSB, voltou a articular nos bastidores. Porém, não assume a candidatura presidencial. Ainda sonha em ser o nome escolhido por Lula.

Faltam dois anos para eleição, mas as primeiras peças do tabuleiro começam a avançar. E os tucanos estão em vantagem na partida.

Um comentário:

Anônimo disse...

Botelho, de uma lida nesta preciosidade. Quando nao é um Jardineiro ou uma Secretaria ou mesmo algum amante descontente por que nao ganhau uma fodinha gostosa e delata, é uma ASSESSORA DE IMPRENSA que joga a merda no ventilador.
há se existisse mais profissoes como esta de delator, ia um mucado pro xilindró.

http://odetedejesus.blogspot.com/