quarta-feira, 5 de março de 2008

Vai plantar o quê?

Um grupo de deputados lançou nesta quarta-feira, em Brasília, a Frente Parlamentar da Agricultura. Um deles, quando foi assinar a lista de presença, percebeu que entre os apoiadores da iniciativa estava o colega Fernando Gabeira. Como não perde piada, foi logo perguntando: O Gabeira vai plantar o quê?

Defensor da descriminalização da maconha, Gabeira é um dos quadros mais respeitados na Câmara e, agora, surge como pré-candidato a prefeitura do Rio de Janeiro. Sua incursão na política municipal com certeza servirá para fazer chegar umas verdades à uma corja de políticos safados que habitam por lá. Se fizer coisa semelhante ao que fez com Severino Cavalcanti já será uma boa para a cidade.

E ele não se intimida. Lembro que certa vez, na Comissão de Segurança Pública da Câmara, um dos deputados reclamou da convocação frequente de sequestradores para prestar depoimento. Dizia que era um absurdo, que lugar de traficante era na cadeia, quando Gabeira interrompeu:

_ Nobre colega, se essa regra passar a valer eu vou ter que me ausentar da comissão.

Gabeira foi um dos militantes de esquerda que participaram do sequestro do embaixador americano Charles Burke Elbrick em 1969, durante a ditadura militar, para exigir que o governo brasileiro libertasse presos políticos.

Aliás, um dos libertados foi o ex-ministro José Dirceu, figura que hoje Gabeira quer distância.

Um comentário:

Ricardo Rayol disse...

ele vai ser um respeitado plantador de maconha?