A união de PV, PPS e PSDB em torno da candidatura de Gabeira no Rio é o pontapé inicial de um movimento mais ambicioso, visando as eleições de 2010. Não é a toa que Serra e Aécio se apressaram em declarar publicamente o apoio a Gabeira, antes mesmo do diretório municipal tucano oficializar a aliança.
Serra, pois é um dos pais da idéia. Quer dar ao PSDB, e principlamente a sua canditura em 2010, uma guinada à esquerda.
Aécio, por sua vez, percebeu o movimento do seu concorrente direto na cabeça da chapa tucana. Como bom mineiro, preferiu somar a dividir.
O prefeito do Rio, Cesar Maia, já se mostra preocupado com a articulação, tanto que dedicou a abertura de seu ex-blog de hoje ao assunto. Ele mesmo cogita ser candidato em 2010 e defende que o DEM se desquite do PSDB em 2010. Analisa que a esquerda está dividida e que há espaço na sociedade brasileira para o avanço da direita.
Cesar Maia é esperto e sabe que Serra não brinca em serviço.
O futuro dirá, mas esses movimentos tem tudo para resultar num enxugamento do quadro partidário brasileiro, com a fusão de diversas siglas após 2010.
Uma icógnita é o PMDB. Para onde o mastodonte político de grande apetite vai se arrastar? Aguardemos os próximos passos.
Hora de ver quem são os democratas - Vera Magalhães
-
*O Globo*
*Aqueles que devem seu sucesso eleitoral ao fato de terem sido ungidos por
Bolsonaro precisarão se decidir se seguem sob suas bênçãos *
Não é ...
Há 15 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário