terça-feira, 26 de maio de 2009

Lula abre o jogo

O presidente Lula, que vem negando reiteradamente sua intenção de disputar um terceiro mandato, apesar de sua base manobrar várias iniciativas para aprovar essa proposta no Congresso, deu ontem uma pista de que o Planalto e ele mesmo podem estar por trás desse movimento. Num "ato falho" em Salvador "deixou escapar" que pensa no assunto.

Sua fala passou despercebida por grande parte da imprensa, mas o jornal O Estado de S. Paulo registrou o episídio "no pé" de uma matéria sobre sua passagem pela Bahia. Diz o texto:

Depois de ser saudado com o refrão de suas campanhas eleitorais - "olé, olé, olá, Lula, Lula" -, no Teatro Castro Alves, onde comemorou o Dia da África, o presidente ouviu um pedido à porta do Hotel Pestana, onde está hospedado: "Presidente, plebiscito, terceiro mandato." Lula apenas riu e apontou para os jornalistas. "Tem de falar isso para a imprensa." Mas, abordado pelos repórteres para explicar o que queria dizer com aquilo, Lula não quis fazer nenhum comentário.

A manifestação do presidente pode ser interpretada de diversas maneiras. Seria uma "brincadeira" com a imprensa, uma crítica contra a mídia ou um aviso de que, se houver apoio da sociedade (aí entra a impresa) ele topa dar o golpe do terceiro mandato?

Sem dúvida, é um sinal de alerta.

Um comentário:

J.L.CIBILS disse...

E que se phoda a alternancia e a Democracia!!!
E viva a miseria, a ingnorancia.
" o pirao é pouco o mei primeiro ",
se sobrar, fique com as migalhas.