terça-feira, 10 de novembro de 2009

EBC censura presidente da Fenaj

Não satisfeito em fazer propaganda do governo Lula na prova do Enade, o Planalto resolveu censurar a opinião do presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murillo de Andrade, no clipping divulgado hoje pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a estatal de mídia do governo. Ao reproduzir a matéria, a empresa simplesmente cortou os três primeiros parágrafos do texto que, por coincidência, trazem as críticas de Sérgio Murilo à postura do governo.

Além de escamotear a fala do representante maior dos jornalistas do país, a EBC ainda comete uma baita injustiça com um companheiro. Sérgio Murillo é de longa data simpatizante do PT. Fez inúmeras campanhas petistas em Santa Catarina e, não há como negar, ajudou muito no fortalecimento da legenda no estado.
Presto aqui minha solidariedade ao conterrâneo, que teve sua opinião "podada", sem dó nem piedade, no órgão de divulgação do governo Lula.

Na certa vão alegar que foi um erro operacional.

Segue abaixo, para não deixar dúvida, o que a EBC divulgou e a íntegra da matéria de O Globo de hoje, com negrito no trecho suprimido da resenha.

NA EBC
MEC faz propaganda do governo no Enade

Das dez questões de conhecimentos gerais comuns às 27 carreiras do ensino superior avaliadas anteontem pelo Enade, seis elogiam ações do governo Lula ou criticam a imprensa. Uma trata do "possível êxito" da campanha para reduzir o uso de sacos plásticos. Outra, em afinidade com o Planalto, diz que Lula foi criticado pela mídia ao afirmar que a crise seria uma marolinha no Brasil, mas que agora tais previsões são confirmadas pela imprensa estrangeira. Numa pergunta sobre F-1, todas as opções de resposta criticam a mídia.


Resposta certa, só a favor do governo

Questões do Enade elogiam ações da gestão Lula e são criticadas por professores universitários
O professor de políticas públicas da Universidade de Brasília (UnB) Ricardo Caldas condenou a questão 19.

Ele disse não ver problemas na menção a ações federais nas outras quatro perguntas, já que Lula está há quase sete anos no poder.

— Parece mais um discurso de autodefesa do Lula, quase ufanístico: o presidente tinha razão, mas somos uma democracia e temos que tolerar as críticas. É tendenciosa.

O professor de jornalismo e ética na comunicação da UnB Luiz Martins da Silva afirmou que não existe fórmula para evitar a politização de questões.

Mas, para ele, é elementar que se evitem perguntas que deem margem a suspeitas de alinhamento político.

Reynaldo Fernandes, presidente do Inep, órgão responsável pelo Enade, disse que uma comissão de sete professores definiu as diretrizes das provas, mas coube à empresa Consulplan, contratada para realizar o exame, formular as questões: — Era uma discussão (a da “marolinha”) sobre o direito à crítica.


EM O GLOBO
MEC faz propaganda do governo no Enade

Das dez questões de conhecimentos gerais comuns às 27 carreiras do ensino superior avaliadas anteontem pelo Enade, seis elogiam ações do governo Lula ou criticam a imprensa. Uma trata do "possível êxito" da campanha para reduzir o uso de sacos plásticos. Outra, em afinidade com o Planalto, diz que Lula foi criticado pela mídia ao afirmar que a crise seria uma marolinha no Brasil, mas que agora tais previsões são confirmadas pela imprensa estrangeira. Numa pergunta sobre F-1, todas as opções de resposta criticam a mídia.


Resposta certa, só do governo

BRASÍLIA - Das dez questões de conhecimentos gerais comuns às 27 carreiras avaliadas pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), domingo, quatro fazem elogios a ações do governo federal . Uma delas, a número 5, menciona o impacto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) sobre o meio ambiente. Na prova de Comunicação Social, aplicada a universitários de seis carreiras, entre elas jornalismo, a questão 19 cita diretamente o presidente Lula. A questão foi criticada por professores universitários e pelo presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murillo de Andrade.
O enunciado diz que Lula foi criticado pela mídia ao afirmar que a crise financeira mundial seria uma marolinha no Brasil. Mas, continua, "agora é a imprensa internacional que lembra e confirma a previsão de Lula".
- Está mais para relações públicas e propaganda do que para uma prova com o objetivo de verificar o conhecimento dos estudantes. A pergunta confirma a opinião do presidente, o que acho discutível. Não é um consenso que a crise tenha sido superada. Para quem perdeu o emprego, foi uma baita de uma crise - disse Andrade.

O professor de políticas públicas da Universidade de Brasília (UnB) Ricardo Caldas condenou a questão 19. Ele disse não ver problemas na menção a ações federais nas outras quatro perguntas, já que Lula está há quase sete anos no poder.

- Parece mais um discurso de autodefesa do Lula, quase ufanístico: o presidente tinha razão, mas somos uma democracia e temos que tolerar as críticas. É tendenciosa.

O professor de jornalismo e ética na comunicação da UnB Luiz Martins da Silva afirmou que não existe fórmula para evitar a politização de questões. Mas, para ele, é elementar que se evitem perguntas que deem margem a suspeitas de alinhamento político.

Reynaldo Fernandes, presidente do Inep, órgão responsável pelo Enade, disse que uma comissão de sete professores definiu as diretrizes das provas, mas coube à empresa Consulplan, contratada para realizar o exame, formular as questões:

- Era uma discussão (a da "marolinha") sobre o direito à crítica.
PS1: A resenha da EBC é copiada por outros órgãos oficiais, como a Câmara dos Deputados, que também reproduziu, por tabela, a matéria "podada".
PS2: O nome da EBC foi corrigido. A Empresa Brasil de Comunicação estava erroneamente citada pelo blog como Empresa Brasileira de Comunicação.

Nenhum comentário: