sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Estrela no ninho tucano?

Pode parecer tiro no pé, mas o apoio do PSDB ao senador petista Tião Viana para a presidência do Senado tem uma mira diferente. O alvo é 2010. A idéia dos tucanos é enfraquecer o peemedebista José Sarney, que lidera o grupo de seu partido (Renan Calheiros, Gedel Vieira Lima e outros) que defendem aliança com o candidato de Lula na próxima corrida ao Planalto.

De quebra, tucanos fortalecem, aí na Câmara, o presidente do PMDB, Michel Temer. Não é de se duvidar que o próprio mordomo de filme de terror esteja por trás da engenharia. Seu grupo (que tem entre outros Orestes Quércia, que controla uma massa enorme de votos na estrutura partidária) é bem próximo de José Serra e tende a formar uma aliança com os tucanos para 2010.

De quebra, o apoio do PSDB a Tião Viana alivia uma das principais tensões de Temer no momento. É que petistas ameaçavam trair Michel e descarregar os votos em Aldo Rebelo (PCdoB) se não tivessem apoio para seu candidato no Senado. Com o anúncio tucano, a tentação de judas amainou um pouco.

Mesmo assim, a disputa no Senado continua imprevisível. Como o voto é secreto, não se pode descartar que, até segunda-feira, tucanos pulem para o outro lado do muro e votem em Sarney no escurinho da cabine.

No Congresso, todo mundo toma chifre.

4 comentários:

Aline Cabral Vaz disse...

ei, tem uma intimação pra vc lá no meu blog. não fuja da raia...bj

Frank Maia disse...

e a tese de que o próprio Tiãozinho viraria nome forte e poderia disputar com a Dilminha uma suposta prévia no PT???

Botelho disse...

Sem chance, imagina se tucanos iam entram nessa. O melhor candidato do PT é o Sérgio Cabral, que é do PMDB e tem um jeitinho de Lula de botique.

Frank Maia disse...

faz sentido! eu acho o tiãozinho um fofo. hehehe