terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Descobrindo (e degustando) Kalevala

Não costumo passar batido por cerveja. Mas nessa o Serginho me salvou. Lá em Pirenópolis paramos na Confraria do Boxexa, sujeito da melhor qualidade. Já sabia que tinham mais de 50 tipos de cerveja por lá. Fui correndo no cardápio e estava quase decidindo pela Baden Baden, que ainda não tinha experimentado. Foi quando Serginho me alertou para a Kalevala, uma cerveja artesanal produzida lá mesmo em Piri. Diz o rótulo que "com as águas cristalinas de Pirenópolis". Um "ixpetáculo". Na opinião de meu experiente colega: "Melhor que a Baden Baden".

Não sei bem quando ela começou a ser produzida e a circular, parece coisa bem artesanal mesmo. O rótulo é lindo e o sabor dos deuses. Não é a toa. O Kalevala é um poema épico finlandês do século XIX, baseado em tradições orais seculares. Tem mais linhas sobre a origem da fabricação da cerveja do que sobre a origem do homem.

Na cidade não há um mercado que venda. Só mesmo lá no Boxexa. A tampinha não traz o endereço, muito menos o rótulo. Só tem lá o CNPJ. Não achei nada na net. Pagamos R$ 14,80 pela garrafa de 600 mls. Tomamos três. Uma é pouco e número par dá azar!

Vale a pena. Repare abaixo a alegria dos malandros apreciando uma legítima Kalevala.


* As fotos são do Serginho e da Gi.

Nenhum comentário: