domingo, 28 de setembro de 2008

Tese antidemocrática

Toda vez que o presidente Lula Molusco sobe nas pesquisas de opinião, lá vem um puxa-saco sugerindo a postergação de seu trono. Primeiro vieram com a tal da re-reeleição, o maldito terceiro mandato. Dessa vez, malandramente falam em postergação do mandato por mais dois anos, aumentando também o tempo de permanência no poder de governadores, deputados e senadores, justamente aqueles que podem aprovar tal iniciativa.

Por trás disso, apresentam a desculpa de promover a coincidência eleitoral. Ou seja, iríamos às urnas apenas de quatro em quatro anos para eleger prefeitos, vereadores, deputados (estaduais e federais), governadores, senadores e presidente. Alegam os "bem intencionados" senhores que isso economizaria gastos com a organização das eleições, com campanhas, horário eleitoral...

A oposição, como sempre, acusa golpe. Diz que é um atentado contra o estado democrático de direito, um golpe contra a Constituição e por aí vai. Mas não entra no centro da questão.

Coincidência eleitoral. Isso sim é antidemocrático porque apequena a democracia, reduz o debate e coloca todas as esferas de poder no mesmo balaio. Imagine como se daria uma campanha onde você teria que escolher de vereador a presidente. Se hoje já há um debate superficial, tenderia para pior.

Na lógica, quanto mais eleições, mais democrático é o país que vivemos. Reduzi-las é um caminho perigoso, com possíveis atalhos rumo a sua supressão.

Nenhum comentário: