terça-feira, 10 de março de 2009

"Tava" todo mundo roubando?

Depois não querem tomar porrada. Olha só essa notícia publicada pela Agência Câmara. Não precisa nem de muitos comentários. É piada pronta.

Tempo real - 10/03/2009 15h13

Frente cancela reunião sobre combate à corrupção

Foi cancelada, por falta de quorum, a reunião da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção, que ocorreria nesta tarde. Os deputados que integram a Frente Parlamentar de Combate à Corrupção, criada em 2004, iriam discutir estratégias para acelerar a votação de propostas sobre o tema que estão na pauta do Plenário. O coordenador da frente é o deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE).

Ainda não há data prevista para a próxima reunião.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Burocracia protege donos de laranjal

A corrupção que toma conta do país desde o sempre poderia ser melhor combatida com uma simples medida para minimizar a burocracia. Falo da transparência total no cadastro de empresas, com a possibilidade de se consultar, pela internet e gratuitamente, os sócios de determinada pessoa jurídica. Hoje, para se saber quem é o dono de qualquer "baiúca", é necessário entrar com pedidos em cartórios e Juntas Comerciais. Detalhe: Se paga para isso. E não é lá baratinho assim.

Pela internet, e com o CNPJ nas mãos, é possível conseguir, no máximo, o endereço, o telefone e o nome da empresa nos sites da Receita. O Sintegra já é uma bela ferramenta, mas não tem tudo.

Para nós, jornalistas, isso atrapalha muito na hora de investigar, por exemplo, empresas com contratos com o governo. Como descobrir se a empresa que ganhou uma licitação pública é de propriedade de alguma autoridade, de parentes ou de laranjas usuais de um político? É preciso chegar aos sócios.

E lá vamos nós peregrinar por cartórios.

Quando é uma meia dúzia de empresas, ainda vá lá. Mas e quando queremos cruzar as informações de uma lista de 100, 500, 1000? Impossível.

Assim, dizer que jornalista só dá furo quando a matéria cai no colo dele tem um pouco de razão. Falta tempo e "saco" para passar semanas na fila de cartórios.

Esse é um pequeno exemplo de como a burocracia e a a falta de transparência são amigas da corrupção.

É claro que existem outros meios de se conseguir as informações que citei. Mas aí ninguém é bobo de revelar, né.